Reflexologia Integrada

O que é?

A Reflexologia é uma terapia natural que trata a pessoa como um todo (corpo, mente e espirito) através de técnicas específicas realizadas nos pontos reflexos situados nos pés, com base na premissa de que correspondem a cada uma das partes do organismo. Ao contrário da medicina convencional, esta terapia não isola uma doença para tratar os seus sintomas nem atua especificamente sobre um órgão ou sistema; induz um estado de equilíbrio e harmonia para que o organismo ative o seu próprio processo de cura. Tal como a Acupunctura, a Reflexologia baseia-se no principio de que existe uma energia vital que percorre o corpo através de meridianos, que, uma vez bloqueado, afeta a parte do corpo correspondente, causando dores, perturbações ou doença. Estes bloqueios, por sua vez, são refletidos numa ou mais zonas localizadas nos pés, que podem ser detetados através da sensação de dor ou de depósitos. Os bloqueios de energia podem ter diversas causas: stress, estilo de vida pouco saudável, depressão, divorcio...

Como funciona?

A massagem praticada na Reflexologia, não deve ser confundida com uma massagem "comum", pois trata-se de uma técnica especifica de pressão manual que atua nos pontos reflexos dos pés. Aplicando a pressão certa nestes terminais nervosos ocorre um estímulo reflexo num órgão ou função do corpo que consegue eliminar bloqueios de energia e permite a livre circulação de energia, de forma a restabelecer o equilíbrio do organismo.

As zonas reflexas sobrepõem-se nos pés da mesma forma que os órgãos o fazem no corpo: os que se situam na metade direita do corpo refletem-se no pé direito, os da metade esquerda no pé esquerdo e os que existem em pares (como os rins, por exemplo) encontram-se nos dois pés.

Que problemas trata?

A Reflexologia ajuda a equilibrar todos os sistemas do corpo, atuando a nível fisiológico, psicológico e espiritual. Mas não é o reflexólogo, por si só, que cura; ele induz o corpo a auto-curar-se, dissipando os bloqueios de energia.

Os tipos de desequilíbrio que tendem a resolver-se com mais eficácia são: tensões musculares, gerais e localizadas, desequilíbrios funcionais dos sistemas nervoso, circulatório e digestivo, desequilíbrios emocionais e do estado de ânimo e dores localizadas ou generalizadas. Ainda que os seus resultados sejam, muitas vezes, surpreendentes, a Reflexologia não deve substituir o tratamento médico convencional, mas sim ser utilizada como tratamento complementar ou preventivo.

Como é uma sessão?

Esta é uma terapia cujos resultados vão depender da situação a "tratar". Por norma os terapeutas afirmam que se pode começar a sentir efeitos após três sessões de reflexologia podal. A duração do tratamento vai depender igualmente da reação de cada organismo. O efeito desta terapia vai-se acumulando, de sessão para sessão, transmitindo ao paciente uma progressiva sensação de bem-estar e tranquilidade. O intervalo entre cada sessão de tratamento deve ser em media cerca de cinco a sete dias.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora